Veja como se inscrever através do portal bolsa família

A geração que está se aposentando agora começou a trabalhar muito jovem e, portanto, acumula muitos anos de contribuições para o sistema. Mais problemas para saltar este bar terão os jovens atuais, que começaram mais tarde a citar e com salários mais baixos, e as mulheres com lacunas na cotação.

Em 2017, os anos levados em consideração para o cálculo da pensão também serão alterados, ano que será fixado em 20 anos. Desde 2013, foi aberto um período transitório até 1 de janeiro de 2022, em que o período de contribuição necessário para calcular a pensão aumentará progressivamente de 15 para 25 anos. A cada ano, a partir de 2013, um ano é adicionado para completar os 25 anos mencionados em 2022.

O novo ano também trará mudanças nos requisitos para acesso à aposentadoria antecipada voluntária. A norma atrasa até 63 anos e cinco meses a idade para acesso à aposentadoria antecipada voluntária, o que paralelamente à aposentadoria legal pode ser feito até dois anos antes até 2027, quando será estabelecido pelo menos 65 anos.

Veja como se inscrever através do portal bolsa família

Além disso, para aceder a este modo são necessários pelo menos 35 anos de contribuições, e para cada trimestre de antecedência em relação à pensão oficial da idade da reforma vai sofrer uma penalidade progressiva que vai de 2% da base, se eles citaram menos de 38,5 anos, até 1,625% se ultrapassarem os 44,5 anos citados.

No caso de aposentadoria compulsória, pode ser feita até quatro anos antes da idade legal para aposentadoria – em 2016, aos 61 anos e cinco meses – sendo necessário um mínimo de 33 anos de contribuição e a penalidade será de 1,875% por trimestre. adiantado por menos de 38,5 anos de contribuições, até 1,5% para mais de 44,5 anos de contribuições. A idade de aposentadoria voluntária será de 63 anos e cinco meses e a idade obrigatória de 61 anos e cinco meses.

A lei de atualização, adaptação e modernização do sistema de seguridade social foi acordada pelo governo de Rodríguez Zapatero com os empregadores CEOE e Cepyme e com o CC.OO. e UGT em fevereiro de 2011 portal bolsa família.

A lei foi finalmente aprovada em agosto de 2011, quando algumas de suas disposições entraram em vigor, e outras em janeiro de 2012, embora a implementação da maior parte da reforma, como o aumento da idade de aposentadoria, tenha sido estabelecida em em 1 de janeiro de 2013, com o governo de Mariano Rajoy.

Saiba como entrar no portal bolsa família

O novo ano também trará mudanças nos valores. Em 1º de janeiro, mais de 8,5 milhões de pensionistas receberão um aumento em sua renda de 0,25%, o mínimo fixado pela lei de pensões, que terá um custo para os cofres da Previdência Social em torno dos 272 milhões de euros.

Este será o terceiro ano em que o novo índice que inclui a reforma será implementada, embora em 2014, por decisão do Governo, pensões parou de atualizar o IPC, como foi o caso desde o início dos anos noventa, e subiram também 0,25%. Em anos anteriores, a inflação anual registrada em novembro serviu para ajustar o aumento aplicado em janeiro de modo que os pensionistas não perdem poder de compra.

Uma vez que a referência à inflação para elevar pensões foi definitivamente banida, o chamado Índice de Reavaliação de Pensões é aplicado desde 2016, um indicador complexo que leva em conta fatores como o valor da pensão média devido ao efeito de substituição (a diferença entre pensões). que causam baixa e novos que entram no sistema), o número de pensões, o rendimento contributivo e os gastos com pensões.

Veja como se inscrever através do portal bolsa família
Avalie nosso artigo!